• Amazzi Consultoria

Entenda o que são Finanças

De forma geral, as pessoas buscam diariamente suprir suas necessidades pessoais de moradia, alimentação e aquisição de bens. Para que isso seja feito, o ser humano busca através do trabalho, formas para obter recursos que possibilitem atender as suas necessidades pessoais. Isto posto, podemos entender o termo finanças, por uma uma visão bem simples, como gestão do dinheiro. Entende-se que é a ciência que estuda a administração, transferência e captação de fundos por pessoas, instituições e governos.



Áreas de estudo

Podemos dividir as áreas de estudo sobre finanças em quatro grandes grupos: Mercado Financeiro, Finanças Corporativas, Finanças Pessoais e Finanças Comportamentais. Vamos ver um pouco mais sobre cada uma delas.

Mercado Financeiro: É a área que estuda a captação, intermediação e negociação de recursos financeiros entre instituições.


Finanças Corporativas (ou finanças empresariais): Estuda a relação de empresas com recursos financeiros. Como são administrados, seus fluxos de entradas saídas, captação, remuneração e controle de capital.


Finanças Pessoais: Entende como as pessoas administram seu próprio dinheiro e busca aplicar conceitos técnicos de finanças para otimizar a tomada de decisão.


Finanças Comportamentais: Busca compreender a influencia emocional do ser humano acerca de suas decisões financeiras. É uma área relativamente nova e que vem ganhando cada vez mais espaço e notoriedade por estudiosos.

Profissionais da área

A grande maioria dos profissionais de finanças possuem formação original de cursos de graduação em Administração ou Economia. Existem inúmeros cursos de pós-graduação que buscam qualificar ainda mais o profissional e ainda há as certificações que credenciam e habilitam os profissionais a exercer alguma atividade mais específica dentro das finanças, tais como analistas de valores mobiliários, gestores de carteira, planejadores financeiros, assessores de investimentos, consultores de investimentos e analistas financeiros.

O estudo das finanças é abrangente e está em nosso cotidiano. Estamos sempre ouvindo sobre dinheiro seja em nossas finanças pessoais, em nossas empresas, nossos empregos, redes sociais ou televisão. Disseminar a educação financeira em um país como o nosso é um grande desafio para muitas empresas e influenciadores e entendemos o quanto é importante para o desenvolvimento do país e da qualidade de vida do brasileiro.

3 visualizações

Se inscreva em nosso site e receba nossas atualizações e conteúdos gratuitos em primeira mão!

Ligue, ou nos chame no WhatsApp

(92) 99301-0297

©2020 por Amazzi Consultoria.