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Etapas do planejamento Estratégico

O planejamento estratégico é feito pela alta cúpula administrativa da empresa, com foco no longo prazo e abrange toda a organização. Vamos ver agora as principais etapas para se elaborar um bom planejamento estratégico.



Missão, Visão e Valores

Se você é simpatizante, estudante ou profissional de Administração, muito provavelmente já ouviu falar sobre missão, visão e valores e deve estar achando uma chatice. Porém, a definição destes aspectos totalmente ligada a todo o planejamento da empresa servindo como base para as diretrizes aplicadas além de definir o posicionamento da marca. Basicamente, deve-se responder a estas perguntas:

· Missão: Qual o propósito desta organização?

· Visão: Aonde queremos chegar?

· Valores: No que acreditamos?

Isto feito, podemos seguir para a próxima etapa.

Análise dos ambientes internos e externos

A análise dos ambientes é uma clara e profunda análise crítica do negócio. Para isso, podemos utilizar a matriz SWOT para auxiliar e estruturar a análise. SWOT é uma sigla em inglês que significa forças (strength), Fraquezas (weakness), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats). Sua utilidade é relacionar as forças e fraquezas, oportunidades e ameaças para que os gestores possam trabalhar em cima da informação coletada.



Definição de metas e objetivos

Após identificar através da análise SWOT os pontos fortes e fracos da empresa, é hora de definir as metas e objetivos. É importante nesta etapa utilizar metas e objetivos realistas que possam ser alcançáveis pela empresa. Recomendamos o uso de uma meta SMART, novamente uma sigla em inglês que significa: Específicos (Specific), Mensuráveis (Measurable), Alcançáveis (Achievable), Relevantes (Relevant) e baseadas em um prazo (Time-based). Deve-se responder a estas perguntas:

S – O que eu quero alcançar?

M – Qual resultado quero alcançar?

A – Com base no histórico, é possível alcançar o resultado?

R – O quão relevante é o que quero alcançar?

T – Em quanto tempo quero alcançar?

Plano de ação

Após a definição do que deve ser feito, vamos definir como fazer. Aqui utilizaremos mais uma ferramenta da administração, que é a 5W2H, outra sigla em inglês. Respondendo as perguntas do 5W2H poderemos nortear as ações.


5W What – O que fazer? Why – Por que fazer? Where – Onde fazer? When – Quando fazer? Who – Quem vai fazer?

2H How – Como fazer? How much – Quanto custa fazer?

Acompanhamento dos resultados

Após planejar e colocar as ações em prática, entramos com o acompanhamento dos resultados, estabelecendo indicadores de análise e acompanhamento e metas que gradativamente levem ao objetivo fim.

Aplicando os conceitos técnicos aqui listados, podemos facilmente elaborar um bom planejamento e colocar a empresa nos trilhos com tranquilidade e segurança e conduzi-la da melhor forma possível dentro dos objetivos estabelecidos.


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