• Amazzi Consultoria

Etapas do Planejamento Operacional

O planejamento operacional é a parte do planejamento mais importante, pois aqui será operacionalizado tudo o que foi estabelecido nos planejamentos estratégico e tático. É a etapa mais técnica do planejamento e conta com visão de curto prazo em suas atividades. O operacional elabora uma série de ações dentro das diretrizes táticas e estratégicas com objetivo de cumprir o estabelecido nos níveis superiores da organização. A seguir, levantamos as principais etapas de um bom planejamento operacional.



Definição de processos

Nesta primeira etapa, deve-se mapear todos os processos operacionais da empresa e enquadrá-los aos objetivos e metas almejados pela organização. Esta é uma etapa de revisão, onde o administrador deve buscar pontos de melhorias nos processos e se necessário, criar nossos fluxos de trabalho para atender e operacionalizar da melhor forma os objetivos traçados.

Definição de atividades


Uma vez que se tem os processos mapeados e definidos, é hora de delegar as atividades e definir quem, quando e o quê cada colaborador irá executar dentro dos processos, de acordo com suas especialidades técnicas. Para a operação fluir de forma consistente, é necessário contar com colaboradores experientes, treinados e aptos a executar as atividades. Isso trará maior efetividade nas operações.

Definição de prazos

Estipular prazos para cumprimento das atividades é uma forma de garantir o andamento dos processos. Agora que já está definido quem irá fazer o quê, é importante que se tenha prazos para conclusão das atividades. Uma vez que o gestor da equipe mantenha os colabores motivados, estipular prazos de entrega fornece segurança e consistência nos procedimentos.

Estimativa de recursos

Depois de definir processos, atividades e estipular prazos, precisamos estimar quanto será o desembolso para que tudo funcione. Nesta etapa deve-se levantar todos os gastos necessários, tais como aquisições de máquinas, softwares, compra de equipamentos, salários, horas extras, contratação de pessoal, materiais de uso e consumo e etc.

Acompanhamento e controle

Por último vamos definir de indicadores de acompanhamento e meios de controle para garantir o andamento das atividades dentro dos prazos estipulados, manter a qualidade dos processos, e o atingimento dos objetivos.

Podemos realizar o planejamento operacional fazendo uso da ferramenta 5W2H que permite a estruturação do planejamento de forma clara e objetiva, respondendo as seguintes perguntas:


Os 5W:

· What (o que será feito?)

· Why (por que será feito?)

· Where (onde será feito?)

· When (quando será feito?)

· Who (por quem será feito?)

Os 2H:

· How (como será feito?)

· How much(quanto vai custar?)

Com isso, finalizamos o planejamento empresarial. Se você possui uma micro ou pequena empresa e conseguiu realizar todas as etapas do planejamento, desde o estratégico ao operacional, parabéns! Sua taxa de sucesso e sobrevivência no longo prazo sem dúvida aumentou. O processo de planejamento deve ser algo contínuo dentro da empresa aumentando o controle sobre o negócio e melhorando a previsibilidade do direcionamento da organização.


Gostou do post? Assine nosso site e seja o primeiro a receber nossos conteúdos e notícias, além do material gratuito que disponibilizamos para assinantes!

3 visualizações

Se inscreva em nosso site e receba nossas atualizações e conteúdos gratuitos em primeira mão!

Ligue, ou nos chame no WhatsApp

(92) 99301-0297

©2020 por Amazzi Consultoria.