• Amazzi Consultoria

O que faz um planejador financeiro?

Atualmente as escolas no Brasil não ensinam educação financeira e a consequência disso é a formação de jovens que entrarão na vida adulta sem nenhuma noção de como administrar seu próprio dinheiro. Infelizmente é comum vermos pessoas endividadas, recorrendo a empréstimos, gastando além da sua capacidade de pagamento e estourando cartão de crédito. Isso tudo é um reflexo da ausência de um conhecimento prévio de como cuidar de suas finanças.



O papel do planejador financeiro

Sempre queremos ganhar mais. É por isso que estudamos, batalhamos diariamente, fazemos cursos, aprendemos outro idioma e etc. O desejo de ganhar mais está ligado à necessidade de satisfazer seus desejos pessoais e sociais. Todos queremos um carro do ano, morar numa boa casa ou um bom apartamento, fazer a tão sonhada viagem durante as férias e postar tudo nas redes sociais para demonstrar aos amigos a sua qualidade de vida. Mas será que há riqueza nisso? Financiar num carro em 36 vezes, um apartamento em 30 anos ou parcelar as férias no cartão de crédito pode não ser a melhor opção financeiramente falando. E se acontecer algum imprevisto? Como resolver? Vai estourar o orçamento, uma dívida em cima de outra, recorrer a empréstimo e pronto. Uma bola de neve em dívidas se forma e o caos financeiro está instaurado. E a aposentadoria? Ficará por conta do INSS? É aí que entra o planejador financeiro. Esse profissional tem por objetivo organizar suas finanças pessoais, preparar financeiramente para emergências e te ajudar de forma inteligente a realizar seus sonhos e garantir uma aposentadoria segura.

O que faz um planejador financeiro?

Apesar da atividade não ser regulamentada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), existe uma certificação aceita pelo mercado, que é a CFP (Certified Financial Planner), que qualifica o profissional como Planejador Financeiro. Uma vez certificado, o profissional poderá exercer atividades como planejamento financeiro, planejamento de aposentadoria, gestão de riscos, planejamento tributário e planejamento sucessório.

A grande vantagem em contratar um planejador é contar com o profissionalismo e conhecimento técnico para tomar uma decisão financeira, além da imparcialidade do profissional, que está envolvido emocionalmente e poderá avaliar e recomendar a melhor opção para a tomada de decisão.


Gostou do post? Assine nosso site e seja o primeiro a receber nossos conteúdos e notícias, além do material gratuito que disponibilizamos para assinantes!

0 visualização

Se inscreva em nosso site e receba nossas atualizações e conteúdos gratuitos em primeira mão!

Ligue, ou nos chame no WhatsApp

(92) 99301-0297

©2020 por Amazzi Consultoria.