• Amazzi Consultoria

Planejamento Empresarial

O planejamento empresarial é uma ferramenta da administração usada para definir as estratégias, metas, objetivos e meios para atingir os resultados além de prever cenários futuros e determinar ações pontuais para determinadas situações hipotéticas. Um bom planejamento pode deixar sua empresa preparada para possíveis adversidades além de aproximá-la de seus objetivos de longo prazo. De forma geral, existem 3 tipos de planejamento empresarial: Estratégico, Tático e Operacional. Vamos conhecer mais sobre eles?



Níveis organizacionais

Antes de falarmos sobre os tipos de planejamento, precisamos introduzir o conceito básico de níveis organizacionais também conhecido como pirâmide organizacional. Costumeiramente representado em forma de pirâmide, o esquema dispõe os níveis hierárquicos da empresa onde o topo representa a alta administração (nível estratégico), no meio está a gerencia (nível tático) e na base, o nível operacional.



Planejamento estratégico


O planejamento estratégico é realizado pelo topo da pirâmide, ou seja, a alta administração. Aqui estão inclusos os presidentes, vice-presidentes e diretores. Este planejamento é voltado para a visão de longo prazo definindo estratégias para se atingir os objetivos da organização como um todo.

Planejamento Tático

Após o planejamento estratégico da empresa, é a vez do planejamento tático. Aqui o planejamento ocorre com visão de médio prazo e podemos dizer que é a ligação entre o estratégico e o operacional. Compõem este nível os gerentes, coordenadores, chefes de departamento (financeiro, recursos humanos, controladoria, etc) e possuindo o planejamento estratégico em mãos, o tático se articula e planeja o que deve ser feito (a nível tático) para se alcançar o que fora definido pelo estratégico. É um planejamento mais detalhado e alinhado com o objetivo fim determinado pela alta administração.

Planejamento Operacional

Enfim, chegou a hora de operacionalizar tudo que foi planejado anteriormente. O plano operacional é focado no curto prazo e envolve decisões técnicas sobre a frente de trabalho, muito mais detalhado e focado em como fazer para atingir os resultados. Busca a eficiência e eficácia operacional envolvendo recursos financeiros, máquinas e equipamentos, capital humano, atividades, processos e controle. Aqui os supervisores e líderes de equipe estão envolvidos no planejamento.

Possuindo o planejamento em mãos, a empresa possui um abrangente e específico plano de procedimentos para suas operações garantindo mais controle e fluidez dos processos fazendo com que a empresa caminhe em direção aos objetivos de longo prazo de forma estruturada.

1 visualização

Se inscreva em nosso site e receba nossas atualizações e conteúdos gratuitos em primeira mão!

Ligue, ou nos chame no WhatsApp

(92) 99301-0297

©2020 por Amazzi Consultoria.